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Campanha com 'atores paralímpicos' gera polêmica; Cléo Pires se defende

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Uma campanha desenvolvida com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro gerou polêmica nesta quarta-feira. A campanha “Somos Todos Paralímpicos”, desenvolvida pela agência de publicidade “África”, mostra o ator Paulinho Vilhena e a atriz Cléo Pires como atletas amputados de perna e braço, respectivamente. As imagens foram veiculadas na revista “Vogue”.

A repercussão da campanha foi imediata, com o nome da revista “Vogue” alcançando o topo dos Trending Topics, os assuntos mais comentados por usuários brasileiros no Twitter. Houve, no entanto, grande número de comentários negativos, com críticas ao fato da campanha escolher atores sem deficiência para serem fotografados, em vez de adotar atletas paralímpicos como modelos.

As imagens foram feitas mesclando os corpos da atriz Cléo Pires com o da paratleta Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e do ator Paulo Vilhena misturado ao de Renato Leite, do vôlei sentado. Internautas questionaram a escolha dos atores, alegando ser um contrassenso à ideia de representatividade.

– Por que, ao invés de colocar a Cléo na “pele” da Bruna Alexandre, ou Paulo Vilhena no “corpo” do Renato Leite, não chamaram os atletas para estrelar a campanha? – questionou um internauta na página da revista “Vogue” no Facebook.

A atriz Cléo Pires rebateu as críticas em um vídeo publicado na sua conta no Instagram:

Cléo Pires rebate críticas à campanha dos paralímpicos

– Nós como embaixadores emprestamos a nossa imagem justamente para gerar visibilidade. E é isso que a gente está fazendo, meu deus – afirmou Cléo.

Em comentário publicado em sua própria página no Facebook, a revista Vogue afirma que “respeita a opinião dos leitores que discordaram do formato da campanha, mas reitera seu compromisso em divulgar a importância da Paralimpíada”, e que continuará a “apoiar todas as iniciativas que estimulem o comparecimento aos jogos”.