Cotidiano

Caminhoneiros protestam

Assim como previsto para diversas cidades do País, em Cascavel também ocorreram protestos de caminhoneiros nas duas rodovias de maior movimento que cortam a cidade.

Durante a manhã, motoristas que já haviam paralisado as atividades se concentraram no BR 277, próximo ao Trevo Cataratas, e convidavam caminhões a estacionar no pátio de um posto de combustíveis.

Um grupo decidiu atear fogo em pneus no estacionamento de uma empresa e às margens da BR 469, na pista em sentido a Toledo, para chamar a atenção de autoridades e por instantes o trânsito também foi bloqueado.

A pista foi liberada com a chegada da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) que é responsável pelo trecho da manifestação. Nos dois pontos, os atos foram pacíficos e não houve nenhum conflito entre policiais e manifestantes.

O que motivou caminhoneiros a paralisar atividades foi o aumento no preço do diesel. “A situação não pode permanecer como está. Além disso, a cada R$ 1.000 pagamos em média R$ 470 de impostos no combustível”, diz o caminhoneiro Clovis André Rossi ao se referir à alta carga tributária.

Ele trabalha com o transporte de cargas há 17 anos e comenta que somente com protesto é possível conseguir melhorias. “O governo tem que nos dar um alívio. Entendemos que a população é prejudicada, mas nossas atividades permaneceram paralisadas por tempo indeterminado”, comenta.

150 caminhões

Em um dos pontos da cidade houve a confirmação de que mais de 150 caminhões haviam estacionado na manha de ontem.

Na semana passada um documento foi protocolado no Ministério dos Transportes pela categoria para cobrar também mais condições de segurança e o fim do pagamento do eixo suspenso nas praças de pedágio.

Paraná

Em todo o Paraná, 21 estradas federais foram interditadas por manifestações. Em Cascavel houve interdição de meia pista na BR 277 no Km 584 e até o fim da tarde essa situação continuava. Nas estradas estaduais houve protestos em Santa Helena, Céu Azul, Três Barras e Toledo.Ro