Cotidiano

Caminhões enfrentam fila para chegar ao Paraguai

Foz do Iguaçu – Dezenas de caminhoneiros foram liberados ontem pela manhã para atravessar para o Paraguai. Eles estavam retidos no Porto Seco de do Iguaçu havia alguns dias por conta da operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, em movimento deflagrado no dia 1º de novembro.

A liberação causou fila de caminhões para atravessar a Ponte da Amizade, com média de três horas de demora.

De acordo com o caminhoneiro paraguaio Hugo Miranda, de Cidade do Leste, as cargas liberadas eram para os portos privados. Ele conta que o trâmite para liberar a carga de adubo, carregada em Toledo, durou 15 dias.

Na segunda-feira um grupo de empresários protestou em frente ao prédio da Receita Federal devido à demora na liberação das cargas.

De acordo com o SindiFoz (Sindicato das Empresas de Transporte Internacional de Foz do Iguaçu), são estimados 850 caminhões no pátio da Receita Federal e cerca de 1,3 mil do lado de fora do Porto Seco. O sindicato calcula um prejuízo diário de R$ 8 milhões.

Já o Sindicato dos Auditores Fiscais emitiu nota lamentando que o Sindifoz, em vez de cobrar do governo uma solução do problema, resolva atacar os auditores que sempre fizeram com a máxima eficiência seu trabalho.