Policial

Caminho seria usado para entrega de ilícitos na PEC

Um agente denunciou à reportagem de O Paraná que um caminho liga o canteiro de obras ao interior da cadeia

Cascavel – Com grande parte de sua estrutura comprometida na rebelião de 2014, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) está passando por uma ampla revitalização feita pelos próprios presos, que estariam se utilizando disso para contrabandear produtos ilícitos para o interior da cadeia.

Um agente denunciou à reportagem de O Paraná que um caminho liga o canteiro de obras ao interior da cadeia. Segundo ele, a passagem dá acesso à quinta e à nona galerias e possibilita que materiais ilícitos, como drogas, celulares e serras, cheguem aos demais detentos.

Procurado pela reportagem, o Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná) negou o fato. “A informação sobre a obra não procede, uma vez que o local é separado de onde os detentos são abrigados”, afirmou o órgão por meio de nota.

A nota do Depen, no entanto, confirma outra denúncia do agente dando conta que uma nova tentativa de fugia havia sido registrada na penitenciária durante o fim de semana. Em uma das celas da unidade foram encontrados serras e estoques artesanais utilizados para escavar as paredes.

A informação sobre a tentativa de fuga foi confirmada. “No fim da noite do último sábado a direção da unidade prisional determinou uma revista interna, feita por agentes penitenciários com apoio do Choque em duas galerias, descobrindo a tentativa de escavar uma estrutura da janela, o que não surtiu resultado”, informou o Depen.

Esta foi a quarta tentativa de fuga na PEC apenas desde o início do ano. Além disso, três fugas da unidade foram registradas em 2016, a última delas no dia 16 de junho, quando seis presos conseguiram escapar após abrirem um buraco na parede de uma das celas. Antes, outros nove detentos haviam fugido do presídio.