Cotidiano

Caminhão autônomo viaja mais de 190km para entregar cerveja nos EUA

2016 947291787-201610251333170982_AFP.jpg_20161025.jpgSÃO FRANCISCO – Um caminhão carregado de cerveja cruzou mais de 190 quilômetros de estrada 25 no Colorado, nos EUA, na semana passada, sem ninguém no volante. O Uber e a AB InBev se uniram para realizar a entrega que, afirmam, foi a primeira vez que uma carreta autônoma foi usada para efetuar um transporte comercial.

Escoltado por uma viatura policial, o caminhão de 18 rodas percorreu os 190 quilômetros com um motorista a postos na cabine leito, segundo as empresas. A entrega parece ser um golpe publicitário que prova que a Otto ? a empresa de veículos autônomos adquirida pelo Uber em julho ? é capaz de colocar com sucesso um caminhão autônomo na estrada.

? Queríamos mostrar que os componentes básicos dessa tecnologia estão disponíveis; temos a capacidade de fazer isso em uma rodovia ? disse Lior Ron, presidente e cofundador da unidade Otto ? Ainda estamos em estágio de desenvolvimento, debruçados sobre o hardware e o software.

DUAS SEMANAS ELABORANDO ROTA

A AB InBev afirmou que economizaria US$ 50 milhões por ano nos EUA se pudesse usar caminhões autônomos em sua rede de distribuição, mesmo se motoristas continuarem acompanhando os carregamentos e complementando a tecnologia. Essa economia seria obtida com a redução dos custos do combustível e com um cronograma de entregas com viagens mais frequentes.

A equipe da Otto trabalhou com os órgãos reguladores do Colorado para conseguir permissão para a entrega e para organizar a supervisão policial para o carregamento, explicou Ron.

A Otto levou duas semanas para definir a rota, de Fort Collins a Colorado Springs, mapeando cuidadosamente a rodovia para garantir que a tecnologia tivesse capacidade para percorrê-la. A equipe queria que a viagem fosse realizada no início da manhã, quando o trânsito seria relativamente leve, e em um dia de tempo limpo. Esses requisitos foram atendidos na quinta-feira passada, quando a entrega foi realizada.

SEM CAMINHÃO PRÓPRIO

Ron afirmou que o Uber não planeja fabricar caminhões próprios. A empresa pretende formar parcerias com fabricantes de veículos, como está fazendo com a Volvo no segmento de carros autônomos. Ele afirmou que as negociações da companhia com as fabricantes de caminhões estão em estágio inicial.

Provar a viabilidade dos caminhões autônomos se tornou mais importante devido à intensificação da análise regulatória e pública. Pesquisas mostram que a tecnologia não convence os americanos. A indústria de caminhões dos EUA é particularmente sensível a ela.

As mortes neste setor superam de longe os números de outras indústrias e, portanto, o aumento da segurança seria benéfico, mas o segmento empregava 1,5 milhão de pessoas em setembro e esses trabalhadores podem ser ameaçados pelos veículos autônomos.

A morte de um motorista que utilizava o sistema de piloto automático da Tesla Motors, em maio, concentrou a atenção política nos veículos autônomos e intensificou a exigência de normas para acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos. O Departamento de Transporte dos EUA divulgou diretrizes políticas para a direção autônoma que admitem a possibilidade de que essa tecnologia salve vidas, mas alerta para um mundo de ?cobaias humanas?.