Cotidiano

Câmera vai monitorar nível de rio em tempo real

A plataforma hidrográfica está sendo instalada na altura da ponte da rua Marechal Cândido Rondon

São Miguel – Uma plataforma hidrográfica vai monitorar o nível do rio Pinto em tempo real em São Miguel do Iguaçu. As imagens serão captadas por uma câmera instalada a quatro metros de altura. O equipamento funcionará em conjunto com dez pluviômetros automáticos e semiautomáticos que já monitoram o volume de chuva na cidade.

A plataforma hidrográfica está sendo instalada na altura da ponte da rua Marechal Cândido Rondon. Técnicos devem trabalhar durante todo o dia, por isso o trânsito está em meia pista. A Guarda Municipal está sinalizando o local e pede a atenção dos motoristas.

Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Pedro Bento Mota, o monitoramento vai ajudar na prevenção de desastres em caso de enchentes. A instalação do equipamento é feita por técnicos do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. As imagens captadas pela câmera serão transmitidas em tempo real por meio de rede telefônica e poderão ser acessadas por qualquer cidadão pela internet.

Desde 2014, famílias são-miguelenses que vivem às margens dos rios Pinto e Leão não sofrem mais com alagamentos. O prefeito Claudio Dutra conseguiu autorização do Instituto Ambiental do Paraná e do Instituto das Águas e determinou a limpeza e desassoreamento dos córregos. O trabalho durou quase um mês e percorreu 3,5 quilômetros ao longo do leito dos rios.