Política

Câmara surpreende e tira direitos políticos de Edgar

Cascavel – Uma derrota histórica e um ex-prefeito na defensiva. Nessa terça-feira (27) os vereadores da Câmara de Cascavel desaprovaram o parecer prévio do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) sobre as contas do Executivo municipal referentes ao exercício de 2013, da gestão de Edgar Bueno (PDT). Com a decisão, os vereadores tiraram os direitos políticos do ex-prefeito, que agora precisará buscar a Justiça para reverter sua situação.

O Parecer Prévio do TCE recomendava o julgamento pela regularidade das contas do Município de Cascavel de responsabilidade do então prefeito Edgar Bueno com ressalvas referentes às imputações de débitos ao gestor por danos causados ao erário pelo recolhimento em atraso de contribuições devidas ao INSS; fontes de recursos com saldos a descoberto; utilização de receita vinculada em finalidade diversa da arrecadação – contrariando as Regras da Gestão Fiscal – e, ainda, diferenças nos registros de transferências constitucionais. A amostragem considera os repasses de FPM, ICMS, IPVA e royalties da Itaipu Binacional. Além disso, o parecer opinou pela aplicação ao responsável (o ex-prefeito Edgar Bueno) da multa prevista em razão de imputações de débitos ao gestor por danos causados ao erário pelo recolhimento em atraso de contribuições devidas ao INSS.

Discórdia

Num clima de tensão, apenas cinco vereadores foram favoráveis à aprovação do parecer. A sessão chegou a ser suspensa nos primeiros minutos para uma consulta jurídica. A proposta era encaminhar ao Tribunal de Contas um pedido de informações para que detalhasse mais as ressalvas. Sem essa possibilidade, Edgar Bueno até que tentou convencer os vereadores com um extenso discurso, mas acabou massacrado por 14 votos e vários discursos inflamados dos vereadores.

Acuado, o ex-prefeito acusou a base do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) de tentar “excretar” oponentes ao processo eleitoral e fez ilações que beiram o absurdo: “Na China, certamente eu seria fuzilado para sair do caminho, mas aqui tem uma versão moderna do AI5, que operava no regime militar. Farão um linchamento político”, defendeu, acusando que muitos vereadores sequer leram o relatório.

O vereador Jorge Bocasanta (Pros) queria interromper a sessão para pedir mais detalhes ao Tribunal de Contas. “Eu li com tristeza esse relatório que na verdade é uma amontoado de bobagens. Não justifica o que precisamos saber sobre essa gestão cheia de problemas”, cravou.

O discurso de Edgar Bueno apenas inflamou ainda mais os vereadores e, numa rápida votação, seu destino político ganhou muitas incertezas. Durante dez minutos o vereador Sebastião Madril (PMB) enfrentou o discurso vitimista de Bueno com dureza: “Ninguém é burro nessa casa e muito menos se acovarda com ameaças e pressões. Humildade seria uma boa pedida para que o senhor chegasse com dignidade a essa casa, que é do povo”, disparou.

Com outro semblante, Edgar Bueno voltou à tribuna apenas para dizer que não estava mais em condições para dizer nada. Já não sustentava as mesmas convicções e recuperou um tom mais brando de discurso. Era tarde. O ex-gestor deixou a Câmara acompanhado de seus ex-assessores assim que o resultado foi conhecido.

Edgar Bueno responde hoje pela Secretária de Assuntos Estratégicos do Estado, primeiro escalão do Governo Beto Richa. A perda dos seus direitos políticos pode implicar sua nomeação, caso não a reverta, pois incorreria na Lei da Ficha Suja.

Confira a íntegra dos discursos e do bate-boca:

 

Presidente Gugu pede paz pra retomar sessâo.

Posted by O Paraná / Hoje News on Tuesday, February 27, 2018

 

AO VIVO CÂMARA DE CASCAVEL: Vereador Madril pede humildade para ex-prefeito

AO VIVO CÂMARA DE CASCAVEL: Vereador Madril pede humildade para ex-prefeito

Posted by O Paraná / Hoje News on Tuesday, February 27, 2018