Cotidiano

Câmara mais uma vez não consegue votar mudança do pré-sal

201610041842510933.jpgBRASÍLIA – A Câmara dos Deputados não conseguiu, mais uma vez, concluir a votação da abertura da exploração do pré-sal brasileiro para empresas estrangeiras, retirando a exclusividade de atuação da Petrobras nessa região. O texto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores, já foi aprovado pelo Senado, mas sua tramitação se arrasta na Câmara desde fevereiro, apesar dos esforços do atual governo em aprová-lo.

O texto-base foi aprovado na Câmara no início de outubro, mas, na noite desta segunda-feira, foi aberta sessão para votar oito destaques que enfraquecem a previsão oficial. Porém, a sessão foi encerrada ainda com um destaque do PT por concluir a votação. Esse destaque retira o coração do texto, enfraquecendo-o completamente e praticamente mantendo a exclusividade da Petrobras na área.

Pouco após as 22 horas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse, ao fim da sessão, que tentará retomar a votação já nesta terça-feira, após a votação do segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que está na pauta de votações.

? Amanhã, depois da PEC. É um (destaque) só. Vai estar durante a sessão, é mais rápido. Hoje ia acabar a sessão eu ia ter que abrir uma nova. O tempo que eu ia levar aqui é melhor votar depois da PEC ? disse Maia, que receberá parlamentares da base em jantar na residência oficial da Câmara dos Deputados nesta noite.