Cotidiano

Câmara instala comissão que analisará reforma da Previdência

BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados instalou, na tarde desta quinta-feira, a comissão especial que vai apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, prioridade do governo Michel Temer para 2017.

Por um acordo partidário, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) já havia sido escolhido o relator da matéria na comissão. Antes mesmo do início da reunião, no entanto, Maia irritou a oposição ao afirmar que pretende fazer oito audiências e que planeja entregar o seu parecer em meados de março. Ele só apresentará o plano de trabalho a partir da semana que vem, mas parlamentares criticaram a tentativa do governo de “apressar” a tramitação da matéria na Câmara.

? Os trabalhos nem começaram e eles já estão decidindo quantas audiências e até quanto tempo a discussão vai durar. O governo vai tentar acelerar os trabalhos, mas nós vamos pisar no freio ? afirmou Alessandro Molon (Rede-RJ).

Houve polêmica para a escolha do presidente da comissão. A oposição criticou a indicação do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para o posto, alegando que, já que o relator é de um partido governista, a presidência da comissão deveria ficar com um integrante da oposição. O PT lançou o ex-ministro Pepe Vargas (RS) para a vaga, e o deputado Major Olimpio (SD-SP) se lançou como candidato avulso. No voto, Marun foi eleito para comandar a comissão especial. O peemedebista é muito ligado ao ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ), e é um dos principais aliados da tropa de choque de Cunha, cassado por seus pares em setembro do ano passado.