Cotidiano

Câmara inicia debate sobre o projeto que renegocia dívida dos estados

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu a discussão na sessão desta terça-feira do projeto que trata da Recuperação Fiscal dos estados e da renegociação e disse que a Casa tem que votar e não esperar a Fazenda. Iniciando as obstruções, o PT apresentou requerimento para retirada de pauta.

A proposta de acordo retira todas as sete contrapartidas mais importantes, como aumento da contribuição previdenciária dos servidores, suspensão de aumentos salariais, realização de concursos públicos, programa de privatizações e redução da jornada de trabalho. Ficaram contrapartidas de outros artigos, consideradas secundárias.

Rodrigo Maia abriu a sessão criticando o governo Michel Temer.

? Não precisamos dizer amém ao ministério da Fazenda. Temos que votar o texto que entendermos que é melhor para o Brasil. Se o presidente (Temer) não concordar, tem poder de veto. O que não podemos é convocar os deputados e não votar nada. Quem quiser na tarde de hoje assuma sua responsabilidade de votar contra ou favor. Agora, não votar e achar que no dia 20 de dezembro não vamos votar .é achar que a câmara não respeita a sociedade brasileira ? disse Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara está irritado porque a Fazenda teria resistências.