Cotidiano

Câmara encerra sessão plenária e inviabiliza votação de anistia ao caixa 2

BRASÍLIA ? Apesar das tentativas do presidente da Câmara , Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que atuou para manter os deputados na Casa e aprovar emenda de anistia ao caixa dois -, a sessão no plenário da Casa foi encerrada no fim da noite desta quarta-feira sem apreciar o texto do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator na comissão das medidas de combate à corrupção.

Caixa 2Foi convocada nova sessão para a manhã desta quinta-feira, mas será difícil garantir o quorum mínimo para a apreciação de qualquer matéria no plenário.

Líderes dos principais partidos passaram boa parte da noite reunidos com Rodrigo Maia para definir quem apresentaria a emenda, no plenário, anistiando quem fez uso de caixa dois antes da aprovação do texto, ponto que foi retirado do relatório de Lorenzoni. Até o momento, a ofensiva não foi bem sucedida, e é provável que a votação fique para a próxima semana.

Enquanto a comissão votava o relatório de Onyx Lorenzoni, o deputado Júlio Delgado (PSB) criticava a ofensiva para manter os deputados na Casa.

? Isso é um desrespeito, tudo que votar agora fica com cheiro ruim. Ninguém tem mais o que falar no plenário, isso está escancarado ? criticou. O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato, acompanha da Casa o desenrolar do projeto de combate à corrupção.