Cotidiano

Câmara dos Deputados do México vira ?Câmara de Ratos? no Google Maps

1597301.jpg

CIDADE DO MÉXICO – Nesta terça-feira, quem buscasse a Câmara dos Deputados do Congresso mexicano no Google Maps se depararia com o resultado de ?Câmara de Ratos?. Esse é o segundo ataque do tipo feito por usuários nos últimos dias contra a classe política do país, durante um difícil começo de ano para o Governo do México.

No vocabulário local, a palavra ?rato? também é um sinônimo para ladrão. ?Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para solucionar esse incidente?, disse a filial mexicana da Google em um comunicado, onde explica que os nomes dos locais no serviço de cartografia online são originados por terceiros, fontes públicas e contribuições geradas por seus usuários.

Meios de comunicação do país informaram que, no fim de semana, a residência presidencial apareceu como ?Residência Oficial da Corrupção? no Google Maps antes que a mudança fosse removida e o Google México se desculpasse pelo ?conteúdo inapropriado? criado por um usuário.

O governo mexicano enfrenta protestos, bloqueios de rodovias e saques desde o primeiro dia de 2017, quando os preços de gasolina aumentaram consideravelmente após a decisão de acabar com os subsídios aplicados há anos aos combustíveis, tomada em meio uma gradual liberalização do mercado.

As denúncias de corrupção são constantes contra a classe política do México. Um estudo de 2013 sobre transparência internacional demonstrou que 91% dos entrevistados sentiam que os partidos políticos eram corruptos ou extremamente corruptos. Além disso, 81% dos entrevistados disse ter a mesma opinião sobre os legisladores, revelou a pesquisa.

A credibilidade do presidente Enrique Peña Nieto foi abalada após um suposto conflito de interesse dos seus primeiros anos no mandato, quando se revelou que ele, a mulher e o seu então ministro de Finanças teriam adquirido casas de empreiteras ligadas ao Governo. Uma investigação feita pelo governo encontrou irregularidades em ambos os casos.