Política

Câmara debate água contaminada

O plenário da Câmara de vereadores de Cascavel ficou lotado ontem para a discussão de um tema que interessa a todos: A qualidade da água que consumida. Segundo o vereador Celso Dal Molin (PR), relatos de moradores da área rural da cidade apontam sintomas de intoxicação como náuseas e dores de cabeça. Para ele, o motivo pode estar na água consumida pela população.

"Ações para evitar a contaminação e Escassez das Águas de Cascavel".

Durante os debates, que contaram com a presença de diversas autoridades ligadas a órgãos federais, estaduais e municipais que tratam do meio ambiente foi possível conhecer as ameaças e se discutir maneiras de evita-las, garantindo assim o abastecimento de água potável a curto, médio e longo prazo no município.

Uma das ameaças apontadas nos pronunciamentos foi o uso indiscriminado de agrotóxicos que pode estar comprometendo nossas fontes de abastecimento. A lei brasileira permite um limite 5 mil vezes superior deste tipo de contaminação ao que se libera em países europeus. Ao final das discussões o vereador Dal Molin informou que um pedido oficial de colaboração será feito ao Poder Executivo quanto ao repasse de dados e informações quanto a análise da qualidade da água disponível no município.

Projeto de lei

Outro encaminhamento aprovado foi a elaboração de um projeto de lei visando a prevenção e redução de riscos de contaminação das águas. Ficou decidido também que uma audiência será realizada a cada ano em Cascavel para que se trace um quadro comparativo e sejam acompanhados os avanços na prevenção da contaminação e escassez das águas.