Cotidiano

Câmara de Vereadores debate vagas a táxis em Foz do Iguaçu

Proposta quer elevar número de permissões para um taxi a cada 500 habitantes

Foz do Iguaçu – Tramita na Câmara de Foz do Iguaçu projeto de lei que pode permitir a abertura de 15 novas vagas para a execução do serviço de transporte de táxi na cidade. A proposta é de alteração no número de permissões, que hoje é de um táxi para 600 habitantes, para um taxi por 500 habitantes.

O objetivo é que o município possa operar com o número máximo de veículos por habitante com base no censo demográfico oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A aprovação desse projeto será mais uma conquista para a categoria e também para moradores e turistas que poderão contar com um número de táxi mais adequado à demanda de passageiros que existe na cidade. O Foztrans e também o prefeito Reni Pereira são favoráveis à alteração no número de permissões.

A aprovação dessa proposta será mais um avanço na lei sancionada pelo prefeito no ano passado, regulamentando, pela primeira vez, o serviço de táxi. Isso beneficiou não só os 370 taxistas que atuavam de forma precária, sem nenhuma concessão oficial do serviço, mas também permitiu a abertura de 60 novas vagas.

A licitação, lançada no fim de 2014, foi finalizada em maio desse ano. As permissões, de 20 anos de trabalho, para os 56 carros convencionais e quatro adaptados estão sendo emitidas de acordo com a apresentação dos veículos no Instituto de Transporte e Trânsito. A abertura de 15 novas vagas, vai implicar no lançamento de um novo edital de licitação.