Cotidiano

Câmara de Comércio dos EUA quer aprofundar diálogo com Brasil

WASHINGTON – Thomas J. Donohue, presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, enviou nesta quarta-feira uma carta ao presidente interino Michel Temer. O objetivo da câmara é aprofundar o diálogo com o Brasil, visando permitir mais investimentos de empresas americanas no Brasil. O organismo também planeja, em cerca de um mês, realizar uma visita às novas autoridades brasileiras.

?Nesta oportunidade, a Câmara cumprimenta Vossa Excelência pelas propostas apresentadas no prograrna ?Uma Ponte para o Futuro? (plano econômico apresentado pelo PMDB no fim do ano passado) e apoia a execução deste projeto arrojado de retomada do crescimento econômico. A Entidade acredita que o estímulo para o desenvolvimento sustentado do Brasil provém de urna maior abertura e incremento do comércio, da viabilização de investimentos em infraestrutura e do fortalecimento do ambiente de negócios?, conta no documento.

O documento afirma ainda que ?é de conhecimento de todos? que a recuperação econômica no Brasil não vai ocorrer ?sem grandes desafios e medidas árduas?. A carta também coloca a Câmara de comércio americana à disposição do novo governo brasileiro.

Cassia Carvalho, diretora-executiva do Conselho Empresarial Brasil-EUA da Câmara Americana de Comércio, afirma esperar que o novo governo seja mais pragmático, facilitando acordos de investimento e para evitar a bitributação. Ela disse que empresas americanas estão muito interessadas em projetos de infraestrutura no Brasil.

– Na área de petróleo e gás, por exemplo, representamos grandes empresas que estão interessadas em investir caso mude as normas que determinam que a Petrobras deve ser a operadora única do pré-sal e que estabelecem elevados níveis de conteúdo local no setor – informou. – Por outro lado, a proposta de uma nova tributação sobre o setor de petróleo no Rio, principal estado para o produto, assusta os investidores.

Ela afirma que o Brasil sempre foi um mercado interessante para as empresas americanas, mas que as incertezas jurídicas acabaram afastando o investimento americano, que caiu nos últimos anos.

– Mas sinais e ações que garantam a estabilidade e a retomada do crescimento podem fazer os investimentos crescerem rapidamente – disse ela ao GLOBO.

Carvalho disse ainda que o Brasil precisa melhorar seu ambiente de negócios para voltar a crescer de forma sustentável, reduzindo a burocracia e a quantidade de leis e normas que acabam atrapalhando o funcionamento das empresas. Ela afirmou ainda que a retomada das relações da Argentina com os Estados Unidos significam uma nova concorrência com o Brasil por investimentos americanos, mas acredita que isso é algo positivo:

– Quando toda a região cresce é algo bom, não é apenas a Argentina que tem atraído o interesse dos americanos, isso tem ocorrido em países como Chile, Peru e Colômbia – disse ela.

Carvalho afirmou que a Câmara está aguardando a conclusão da formulação do governo para realizar uma visita às novas autoridades americanas. Ela acredita que isso possa ocorrer em um mês.