Cotidiano

Câmara dá aval para prefeitura vacinar os professores contra covid

Serão necessárias 24 mil vacinas, considerando as duas doses

Câmara dá aval para prefeitura vacinar os professores contra covid

Cascavel – A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou por unanimidade nessa terça-feira (27) o Projeto de Lei 50/2021, que “inclui os professores e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados da educação básica e do ensino superior na 2ª fase do grupo prioritário do Plano de Operacionalização da vacinação contra a covid-19”. O projeto segue agora para sanção do prefeito Leonaldo Paranhos.

O PLO 50/2021 prioriza a vacinação para profissionais das redes públicas e privadas de educação básica, que inclui todos os profissionais na ativa dos estabelecimentos de educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos, além dos que atuam nas instituições de ensino superior.

A Secretaria de Saúde deve descrever no Plano de Operacionalização da Vacinação a ordem de vacinação dos estabelecimentos, de acordo com critérios epidemiológicos de incidência em cada localidade.

Como o projeto antecipa um grupo prioritário, não haverá remessa própria para vacinação desse público. Para poder vacinar esses profissionais, a prefeitura vai retirar de 5% a 8% de cada lote de vacinas que chegar a partir de agora para esse fim. No total, serão necessárias 24 mil vacinas, considerando as duas doses.

De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, a reserva das doses não afetaria o cronograma do PNI (Plano Nacional de Imunização), “somente adiantaria a imunização de uma parcela da população que seria vacinada posteriormente”.

Já o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, reconhece o risco de entraves. “Poderá haver impedimento até legal pelo Ministério da Saúde, mas temos que dar o primeiro passo”.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, enalteceu a rapidez do trâmite do projeto e disse que “é algo que tem um valor imensurável para Cascavel, para o retorno da educação com segurança”.

Segundo Miroslau, a previsão é de vacinar por dia em torno de 600 professores por dia. “Vamos buscar doses extras, que já aconteceu quando o prefeito conseguiu 6 mil doses extras. Com a lei, isso dá uma força fora do comum para que possamos vacinar os professores retirando essa parcela da comunidade, aliás, [eles] fazem parte da comunidade”, argumenta.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde serão comunicados sobre a deliberação.

Paraná avalia retorno das aulas em maio

O governo do Paraná pode autorizar a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino a partir de maio. A informação foi confirmada pelo governador Ratinho Junior, nessa terça-feira (27): “Claro que nós queremos voltar o quanto antes, mas precisamos voltar com segurança. A ideia é conversar com professores, diretores e chefes de núcleo para que, aqueles que entenderem que podem voltar dentro de uma segurança, é possível voltar”.

O plano inicial era de que as aulas no sistema híbrido retornassem quando os professores e os funcionários fossem vacinados, o que chegou a ser previsto para abril, mas, com o atraso de envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde, o governo analisa a possibilidade do retorno antes da imunização da categoria.

Uma das alternativas analisadas pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte é que as aulas presenciais retornem em algumas localidades, onde há menos casos de covid-19 e onde pais, alunos e professores defendam a volta.

Embora a Secretaria de Educação informe que a vacinação está prevista para ter início após os idosos terem sido imunizados, a Secretaria Estadual de Saúde não confirma a informação. Pelo contrário, tem desconversado sobre o assunto apesar de várias insistências da reportagem desde a semana passada.