Policial

Câmara concede título de utilidade pública à Apac

A Apac é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica à recuperação e reintegração de condenados a penas privativas de liberdade

Cascavel – A Câmara de Vereadores aprovou ontem o Projeto de Lei 52/2016, que concede o título de Utilidade Pública em Cascavel à Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). A proposição é assinada pelos vereadores Pedro Martendal, Gugu Bueno, Romulo Quintino, Nei Haveroth e Rui Capelão.

“A concessão deste benefício permite as entidades beneficiárias melhorar os serviços que prestam à comunidade. O título de utilidade pública as credenciam a pleitearem auxílios e benefícios junto aos poderes públicos”, explica Martendal.

A Apac é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica à recuperação e reintegração de condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade.

“Pela experiência vista em outros municípios, o método Apac custa apenas 25% do custo médio do sistema prisional tradicional e a ressocialização pode chegar a 90% dos apenados assistidos, enquanto nas prisões comuns é de apenas 20%”, afirma o presidente da Apac Cascavel, José Cícero dos Santos.

A atividade desenvolvida pela instituição em Cascavel é apenas continuidade de todo um trabalho que já vem se desenvolvendo há mais de 43 anos no Brasil e há quatro anos no Paraná. Nas unidades que já estão em funcionamento, o custo básico é pago pelos governos estaduais, com ajuda especialmente dos voluntários e outras entidades.