Política

Câmara com sessões à noite

Propondo uma mudança radical no horário das sessões da Câmara de Vereadores de Cascavel, o edil Fernando Hallberg (PPL) quer levá-las à noite ou até mesmo para os fins de semana. A proposta será lançada no mês de janeiro pela internet e caso caia no gosto da população o vereador garante que vai seguir adiante com a ideia, que por enquanto não tem a aprovação da maioria na Casa de Leis.

Política com a sociedade

“Sinto falta de uma participação maior da população na política. Hoje, a gente vê que [a população] não está tão presente e muitas vezes não sabe como cobrar seus direitos. Não só pontualmente precisam votar ou ter uma opinião sobre um fato ou outro, mas devem viver a política. Para entendê-la e ir em busca de melhorias, só participando”.

Garantir a participação

“Por isso, uma das bandeiras para 2018 é mudar o horário da sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel. Não posso propor isso em sessão, já que esta questão só pode ser decidida pela Mesa Diretora, mas vamos fazer um grande movimento na internet a partir de janeiro para que as sessões sejam transferidas para a noite ou fim de semana”.

Nem todos

“Já conversei com alguns vereadores sobre esta possibilidade. Uns gostaram outros não, mas irei propor à sociedade e se o retorno for positivo, vamos dar continuidade nisto”.

Saúde insustentável

“Uma parcela muito grande da população sofre e muito com a questão da saúde. O problema vem se tornando uma bola de neve e que em minha opinião está insustentável. As pessoas desistiram de reclamar, sofrem quietas em suas casas. Precisamos resgatá-las, trabalhar para melhorar isto. O carro-chefe de meu mandato sempre foi a transparência e a saúde e assim vai seguir”.

11 leis aprovadas

“Tive 11 leis aprovadas neste primeiro ano de mandato, e algumas delas foram especiais, como a que pede mais transparência nas vagas para os Cmeis. Isso acabou com os ‘fura-filas’, o que era um grande problema”.

Descumprimento

“Uma lei que foi aprovada e que serviu de modelo para outras cidades é a Lei da Transparência na Saúde, que pede a divulgação da lista de espera por exames, consultas e cirurgias. Até agora ela não foi cumprida pela prefeitura, e entendemos que a situação é bastante complexa. Por isso, ainda não forçamos o Executivo, mas neste início de ano já dá para começar a cobrar. Por enquanto, esperamos por alguma ação, mas a população aguarda por respostas. O prazo já passou faz tempo, então a partir de janeiro haverá uma cobrança efetiva do cumprimento desta lei”.

Direitos

“Depois que os dados da Lei da Transparência na Saúde forem divulgados no portal [da prefeitura] vamos conseguir fazer um trabalho por amostragem e informar as pessoas sobre seus direitos”.

Requerimentos

“Mais de 600 demandas foram encaminhadas à Prefeitura de Cascavel. Uma delas foi a lista de devedores, e que será pedida novamente assim que o Refic [Programa de Recuperação Fiscal] encerrar. Vamos atualizá-la e monitorar alguns processos de execução de dívida ativa, como já fizemos hoje”.

Nada de candidatura

“Não serei candidato a deputado estadual. Fui eleito para ser vereador, anseio por mudanças e tenho muito que fazer ainda. Espero que nas eleições de 2018 haja uma grande limpa, e que numa próxima presidência não vejamos mais os mesmos rostos”.

De olho em 2018

“Em 2018, o povo cascavelense pode esperar por muita fiscalização nas mais diversas áreas, mas principalmente na saúde, que precisa da atenção dos vereadores. Em 2018 o trabalho não vai ser a aprovação de leis, mas sim, a fiscalização delas”.

PERFIL

Fernando Bottega Hallberg foi eleito com 1.255 votos pelo PPL e está em seu primeiro mandato como vereador. Natural de Cruz Alta (RS), completará 37 anos em fevereiro. É empresário e já presidiu o Conselho Municipal Antidrogas e o JCI.