Cotidiano

Câmara aprova nome de assessor do Planalto para conselho do MP

BRASÍLIA – A Câmara aprovou nesta quarta-feira o nome do subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, para um novo mandato no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O plenário da Câmara aprovou o nome de Vale Rocha por 225 votos a 119.

Ele já foi advogado do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e recentemente esteve envolvido no caso que levou à saída do ex-ministro Geddel Viera Lima da Secretaria de Governo.

Ele disse que, como assessor jurídico, apresentou a sugestão de enviar o caso à Advocacia Geral da União (AGU). O problema ocorreu quando Geddel se irritou com decisão do Iphan de ter embargado construção de um edifício onde o ex-ministro teria uma unidade. O ex-ministro reclamou com o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que denunciou a pressão e renunciou ao cargo.

A indicação agora terá que ser analisada pelo Senado.

O Plenário da Câmara ainda elegeu, por 141 votos, Maria Tereza Uille, procuradora de Justiça aposentada, para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça. A indicação também vai ao Senado.