Cotidiano

Câmara analisa processo de cassação de Eduardo Cunha

BRASÍLIA ? A Câmara dos Deputados analisa na noite desta terça-feira o processo de cassação do deputado Eduardo Câmara (PMDB-RJ). Depois de conseguir, com manobras regimentais e apoio de aliados, arrastar por 11 meses o processo por quebra de decoro parlamentar, o ex-presidente da Câmara deve perder o mandato. Até o início da noite desta segunda-feira, 306 deputados anunciaram que votarão a favor da perda do mandato do peemedebista, em enquete realizada pelo GLOBO. Outros 181, apesar de não declararem o voto, confirmaram presença na Câmara. Cunha tem o apoio declarado de apenas quatro parlamentares. O voto será aberto, com a posição de cada exibida no painel. Para que Cunha seja cassado, são necessários 257 votos.

A sessão começou com a análise de questões de ordem, levantadas pelos parlamentares. Depois que dirimir as dúvidas de questões de ordem, Maia dará a palavra ao relator do processo, Marcos Rogério (DEM-RO), por 25 minutos. Em seguida, falam o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, também por 25 minutos e Eduardo Cunha, por mais 25 minutos.

Depois que os três falarem, o presidente abrirá para a discussão. Depois que pelo menos quatro deputados falarem é possível a apresentação de requerimento para encerrar a discussão, com o apoio de pelo menos 26 deputados. Encerrada a discussão, a votação pode acontecer.