Opinião

Camadas da Maturidade

A camada é a síntese da personalidade, portanto cada passagem de camada a camada é uma mudança da personalidade inteira, ou seja, o conjunto adquire uma nova forma sem alterar suas partes

Camadas da Maturidade

 

 

As camadas da maturidade, conteúdo de carteirinha da bioliderança®, flui sucessivamente na medida em que você evolui, absorvendo os elementos contidos na camada anterior e os direcionando segundo outro princípio unificador, que lhe indica uma nova fonte de motivações, ou seja, uma nova chave de explicação dos seus atos.

A camada é a síntese da personalidade, portanto cada passagem de camada a camada é uma mudança da personalidade inteira, ou seja, o conjunto adquire uma nova forma sem alterar suas partes.

Para cada uma dessas mudanças, muda como um todo e, o todo só pode mudar em relação a alguma coisa e essa coisa não pode ser as suas próprias partes, portanto tem que ser em relação a algo que lhe esteja interno, no caso, externo à personalidade, e em relação ao qual esta vai assumir diferentes posições no percurso da vida.

Portanto, o valor respectivo das partes começa a mudar e tem que haver algo que muda da valoração desses vários traços independentes, sem mudar de certo modo a estrutura de base, pois esta tem de ficar intacta, como se fosse uma máquina que, permanecendo a mesma, é usada com várias finalidades.

Por exemplo, a defesa, a preservação, aquisição ou abandono de um papel social implica motivações diferentes daquelas que saem das camadas iniciais.

Não se saltam camadas nunca, no máximo uma pseudo passagem de uma camada a outra, pois podemos estar ocupados com camadas de maturidade mais elevadas, contudo o motivo de sofrimento ainda está impregnado e se reporta a camada anterior. Neste caso, não houve em você uma conquista efetiva, mas apenas uma falsa extensão, porque a chave do comportamento não mudou.

Anote este código para toda a sua vida, todo o sujeito só sai de uma camada quando esta deixa de ser problema, ou seja, quando ele enfrenta um problema pior e o seu sofrimento passa a ter outro motivo.

Isto pode ser avaliado de duas formas: uma auto avaliação muito dedicada ou por alguém que lhe acompanha por um longo tempo.

Imagine um processo seletivo para uma vaga de trabalho dos sonhos, ótimos salários, gratificações, tempo em família, saúde equilibrada e outras tantas ofertas possíveis.

Na porta da sala para a entrevista há uma placa onde diz: Somente pessoas maduras autorizadas. Você entra e dá o seu melhor ou da meia volta, pois não se sente a vontade com a exigência?

Se você possui idade de um indivíduo adulto, mas sofre, possui dores da camada da infância e adolescência. Pense antes de bater na porta.