Cotidiano

Calero fica na Turquia para participar de reunião na Unesco

globo-6q1kpgug1hijj9koirt_layout[1].jpgBRASÍLIA – Mesmo depois da tentativa de golpe militar na Turquia, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, deve permanecer em Istambul até a próxima segunda-feira. Calero participa neste domingo de reunião da Unesco na qual o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, deverá ser promovido a Patrimônio Mundial da Humanidade. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, a delegação brasileira recebeu informação do secretariado da Unesco de que a reunião da 40ª sessão do Comitê Mundial será realizada neste domingo, às 9h30m, e que a transformação da Pampulha em patrimônio mundial, que já tem recomendação favorável, será aprovada de forma expressa, sem debates. Calero 1607

O regresso de Calero e de outros integrantes da delegação brasileira deve acontecer na segunda-feira. De acordo com as informações da assessoria do Itamaraty, a discussão técnica da Pampulha já foi feita e há recomendação para a concessão do título. A reunião aconteceria hoje, mas por causa da tentativa do golpe, foi cancelada.

Neste sábado, segundo a assessoria do Itamaraty, o ministro Calero e os demais integrantes da comitiva brasileira participaram de um briefing de representantes das Nações Unidas sobre as garantias de segurança no país. Além de anunciar a realização da reunião no domingo, também houve recomendação de que permanecessem em Istambul até segunda-feira porque o aeroporto está muito congestionado, com muitas pessoas querendo deixar o local.