Cotidiano

Calendário é estendido e pode render mais 2 mil hectares

Portaria prevê plantio da oleaginosa até 14 de janeiro, duas semanas a mais

Cascavel – As interferências climáticas que resultaram no atraso de ciclo de quase um mês na safra de verão 2018/2018 fizeram com que a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) ampliasse o calendário de cultivo da soja.

A Portaria 207 foi publicada nesta semana e amplia o prazo de semeadura para 14 de janeiro de 2018. Antes ia até 31 de dezembro de 2017.

Na prática, isso significa que quem ainda não plantou ou que está colhendo milho ou feijão terá duas semanas a mais para se dedicar à semeadura da soja em todo o Estado. Ocorre que no oeste a portaria tem efeitos mínimos, tendo em vista que pouco mais de 1 milhão de hectares, ou seja, 100% das áreas estimadas para esse cereal, já estão em desenvolvimento.

O agrônomo fiscal da Adapar Nei Omar Heiden de Araújo explica que a medida deverá contemplar mais a região sudoeste do Paraná, onde mais áreas aguardam para ser cultivadas.

Na região oeste, como as lavouras de milho ainda não estão prontas para a colheita, a medida deverá beneficiar quem cultivou feijão, o qual começa a ser colhido em poucos dias e a expectativa é para que pelo menos metade da área, cerca de 2 mil hectares, já tenham sido removidos do campo até a data limite para o plantio da soja. “O produtor não pode plantar soja seguida de soja. Se fizer isso será autuado porque propicia a proliferação de casos de ferrugem asiática”, reforça.

A portaria vale apenas para esta safra e não deverá interferir no vazio sanitário, que se inicia em 10 de junho de 2018 e segue por três meses.