Cotidiano

Calendário de viagens para o segundo semestre de 2016

Alter do chão.jpg

RIO – Ainda não escolheu o destino para o verão, que começa em dezembro? Não sabe se aproveita um roteiro nacional durante a primavera ou se visita o Hemisfério Norte no outono?

O Boa Viagem selecionou programas e viagens para quem ainda está na dúvida de onde viajar nestes últimos meses de 2016. Em setembro, uma boa opção pode ser o Jalapão, no Tocantins, quando começa a época seca.

Para outubro, que tal atravessar o planeta e passear pela Muralha da China? Como o ponto de partida vai ser Pequim, o mês é ideal para a visita, já que a conhecida poluição da cidade estará em níveis menores.

No mês seguinte, uma viagem urbana por São Paulo, aproveitando a Bienal de Arte, com movimentação menor, mas ainda cheia de atrações, é uma das opções. E, para fechar o agitado 2016 em alta, que tal virar o ano pelas belas e animadas praias do Rio Grande do Norte?

SETEMBRO

Jalapão. Setembro é o mês do capim dourado, que dá aos campos desta parte do Tocantins uma coloração única. Também é o fim da época de seca (que começa em maio), quando fica mais fácil circular pela região que mistura paisagens de deserto, chapadas e cachoeiras.

Toscana. Quem gosta de festa e vinho deve considerar visitar a região em setembro, quando a vindima é motivo de celebrações em charmosos vilarejos e em cidades como Florença, Siena e Pisa. Não perca a oportunidade de provar a schiacciata con l?uva, um doce típico desta época.

OUTUBRO

Alter do Chão. O tal ?Caribe da Amazônia? se revela quando as águas do Rio Tapajós começam a baixar, em agosto. Em outubro, os bancos de areia já viraram praias de água doce perfeitas. O mês tem menos movimento e é ideal para quem quer sossego no interior do Pará.

Botswana. O país africano proibiu a caça por esporte há dois anos e vem sendo apontado como um exemplo de turismo consciente. A melhor época para observar os animais na região é no inverno e no outono, quando a seca obriga zebras, elefantes e afins a chegarem bem perto das poucas fontes de água existentes. Outubro é o último mês antes da temporada chuvosa, o que aumenta mais a concentração de animais.

China. Considerando que o ponto de partida costuma ser Pequim, vá em a outubro. No começo do outono, a temperatura fica mais amena e o ar, bem mais respirável, já que o nível de poluição na capital cai bastante. O céu fica mais claro e quase não chove na estação, o que é bom para quem vai visitar a Grande Muralha.

NOVEMBRO

São Paulo. Para gastronomia e vida noturna, a cidade é boa sempre. Mas para aproveitar a Bienal de Arte (de 10 de setembro a 12 de dezembro), prefira novembro, quando a mostra já não é novidade e o movimento dos últimos dias ainda não começou.

Cuba. No fim da temporada de furações do Caribe, o clima já é estável na ilha. E a estação de cruzeiros em Havana só começa em dezembro. Varadero, Trinidad e Santiago de Cuba são outras cidades turísticas da ilha.

Día de Muertos. No Dia de Finados, os mexicanos homenageiam seus entes queridos com piqueniques, música e até desfiles. As cerimônias começam na noite de 1º de novembro e duram todo o dia seguinte. A festa é ainda mais interessante no interior, como em Michoacán, Puebla e San Luis Potosí.

DEZEMBRO

Rio Grande do Norte. O sol brilha e a brisa sopra em praias como as de Pipa, Búzios e São Miguel do Gostoso. Para os festeiros, o Carnatal, em Natal, acontece no começo do mês.

Tailândia. O período de monções na Tailândia vai, grosso modo, de maio a outubro. Então, para fugir da chance de chuvas, é melhor viajar no fim ou começo do ano. No mês de dezembro, o tempo costuma estar firme, especialmente em praias famosas, como Phuket e Phi Phi.