Cotidiano

Calçadas viram “tapete verde”

Mato tomou conta da calçada ao redor da Escola Municipal Ludgero Pompeu

Foto: Fábio Donegá
Foto: Fábio Donegá

Na lista de preocupação dos pais está a falta de segurança e de acessibilidade nas calçadas ao redor das escolas. A dona de casa Geralda Borges tem dois filhos e um deles tem sete anos e estuda na Escola Municipal Ludgero Pompeu. A calçada que cerca a instituição está tomada pelo mato e fica difícil ver o pavimento debaixo do “tapete verde” criado pela falta de manutenção.

Geralda reclama: “É impossível andar nessas calçadas do jeito que está, principalmente quando eu trago o bebê junto. Ele quase pula fora do carrinho”. Sem condições, ela precisa ir com os dois pequenos pela rua.

O apelo de Geralda é para que a calçada seja reformada o quanto antes: “Além disso, as calçadas estão quebradas, então as crianças podem cair e se machucar. A gente pede pensando na segurança deles”.

Desejo distante

Porém o desejo dos pais em ter uma calçada segura aos arredores nessa escola ainda está distante. De acordo com o arquiteto e urbanista Enji Roberto Nagasawa, do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), a Escola Municipal Pompeu ficou fora das últimas três últimas licitações da prefeitura. “Essa escola específica não entrou no PDI [Programa de Desenvolvimento Integrado] porque não foi verificada anteriormente, então não vai ser feita [a obra] com recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] e provavelmente dentro do PDI não vai ter mais licitação para fazer calçadas”, explica.

Quanto à manutenção das calçadas, a Secretaria Municipal de Educação informou que é responsabilidade da pasta fazer a manutenção no pátio do colégio e em alguns casos fazer também a manutenção do lado de fora, porém existe um cronograma para isso, e que a obra na Escola Pompeu está prevista para este mês de maio.

Outros espaços

Além da Escola Manoel Ludgero Pompeu não estar entre os 59 espaços públicos contemplados com a revitalização das calçadas, Enji Roberto Nagasawa informa que outros locais também necessitam de reparo e ficaram de fora das licitações. “É possível reformar somente se o Município conseguir algum outro financiamento, porque muitos prédios públicos ainda ficaram sem ter adequação”.

Um passo por vez

A Escola Municipal Rubens Lopes, no Bairro Neva, entrou na listagem da última licitação aberta pelo Município e será contemplada com a reconstrução do passeio público. “Com certeza essa reforma será bem-vinda, porque aqui nunca feita uma reforma 100%”, comemora a mãe Roseli de Souza.

Roseli sugere o alargamento das ruas, em especial a Rua Cassiano Jorge Fernandes, onde ocorre a entrada e a saída dos alunos: “A rua é muito estreita, nós temos que passar praticamente em cima dos carros”.

O arquiteto do IPC Enji Roberto Nagasawa adianta que não haverá expansão da rua, mas que será feito um estacionamento para embarque e desembarque das crianças.

Reportagem: Milena Lemes