Cotidiano

Caixa-preta do avião da EgyptAir revela fumaça antes de queda

201605270646381102_AP.jpgCAIRO – A caixa-preta que grava os dados do voo da EgyptAir que caiu no Mediterrâneo em maio com 66 pessoas a bordo, quando fazia a rota Paris-Cairo, ratificou uma tese investigada pela perícia do acidente: havia fumaça a bordo antes de o Airbus A320 da companhia egípcia cair. Os investigadores ainda tentam determinar a causa do acidente, mais de um mês depois. EGYPTAIR

O Gravador de Dados de Voo (FDR, na sigla em inglês), que registra todos os parâmetros de voo, foi encontrado fragmentado há duas semanas, mas foi recuperado. Segundo a equipe investigadora, “há consistência com os alertas de fumaça nos banheiros e na cabine”.

De acordo com o comitê de investigação, a fuselagem dianteira da aeronave indica sinais de que o Airbus sofreu danos por conta de altas temperaturas.

O Gravador de Voz (CVR), que registra as conversas na cabine do piloto, foi encontrado também fragmentado, e as autoridades ainda tentam recuperar as mensagens trocados pelos pilotos. O objeto foi levado para Paris, onde passa por reparos.

O Airbus A320, que viajava entre Paris e Cairo, caiu no mar em 19 de maio com 66 pessoas a bordo, incluindo 40 egípcios e 15 franceses, depois de desaparecer repentinamente dos radares por causas ainda desconhecidas.

As causas do acidente continuam um mistério. A hipótese de terrorismo, inicialmente apresentada pelo Egito, perdeu força em favor da tese de falha técnica: alertas automáticos foram emitidos pela aeronave dois minutos antes de sua queda, sinalizando fumaça na cabine do piloto e uma falha do computador que gere os comandos.