Cotidiano

Caixa ocupa o topo do ranking de reclamações feitas ao BC em setembro e outubro

caixa logo.jpgRIO ? A Caixa Econômica Federal foi o banco com o maior número de reclamações de consumidores ao Banco Central em setembro e outubro deste ano, apontou ranking divulgado nesta quarta-feira pela autoridade monetária. O ranking compara as queixas dirigidas a instituições financeiras de grande porte, com mais de quatro milhões de clientes.

O levantamento considerou procedentes 1.418 queixas contra a Caixa em setembro e outubro, a maior parte delas relacionada a “outras irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços”. A Caixa, que tem 82,4 milhões de clientes, alcançou índice de reclamações de 17,20 no período. A Caixa já havia sido o banco mais reclamado no bimestre anterior, de julho e agosto.

O conglomerado Bradesco, que tem 93,3 milhões de clientes, aparece em segundo lugar na lista, com 1.362 queixas procedentes. Por conta disso, o índice de reclamações contra o banco foi 14,59. Em terceiro do ranking está o Santander, com 476 queixas acolhidas pelo BC e um índice de 12,96. O conglomerado do Santander conta com 3.728.267 clientes. O Itaú é o quarto mais reclamado em setembro e outubro, e o Banco do Brasil, o quinto.

Para obter o índice, o Banco Central divide o número de reclamações pelo número de clientes do banco e multiplica por 1 milhão. A autoridade monetária criou essa fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.