Cotidiano

Caixa de supermercado diz que foi humilhada por Russomanno em programa de TV

SÃO PAULO – Nos últimos dias, um vídeo de um programa de TV feito pelo candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) passou a circular na internet. As imagens, feitas em 2005, mostram o político acompanhando uma cliente de um mercado da Zona Leste da capital paulista que teria sido proibida de comprar um pote de iogurte separado da bandeja. Na frente das câmeras, Russomanno lê artigos do Código de Defesa do Consumidor para funcionários da loja, chama a Polícia Militar e pergunta se a caixa sabe que pode ser levada para a delegacia se não aceitar passar os produtos separadamente. Em entrevista ao GLOBO, Cleide Bezerra da Cruz, de 36, diz que se sentiu humilhada naquele dia:

? Ele me humilhou. Ficou ali a tarde inteira humilhando a gente e ainda achou isso normal ? disse Cleide, que hoje é operadora de sistemas.

Segundo Cleide, o comportamento do candidato piorava quando a câmera era desligada:

? Ele mostrou uma algema para a gente. Acho que estava no bolso dele, sei lá. E perguntou: “Vocês já usaram uma dessas? Se não atenderem direito vou levar todo mundo de camburão”. Ele olhava a gente com um jeito ameaçador, arrogante ? lembra-se a antiga caixa do mercado. ? Fiquei olhando de nariz para cima, mas por dentro estava com medo. E se ele mandasse preder a gente?

Depois que o deputado do PRB visitou o mercado, Cleide diz que sua vida profissional só piorou, Ela relata que foi suspensa, levou duas advertências e foi transferida para outras três unidades da empresa até que pedisse demissão. Nos dias seguintes à gravação, a jovem diz ter tentado contato com a equipe do programa atrás de, pelo menos, um pedido de desculpas.

Cleide afirma que tentou processar Russomanno, mas foi desencorajada pelos advogados que procurou. Também fora das câmeras, segundo o relato dela, o deputado bateu boca com uma cliente que dizia que ele não passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

? Para ele todo mundo é consumidor. Mas o mundo não é feito de consumidores. É feito de pessoas.

Em resposta aos comentários, a equipe de Russomanno publicou uma nota em seu site oficial e fez uma publicação no Facebook. Na nota, a defesa do candidato do PRB diz que a versão do vídeo que tem circulado na internet é uma “edição manipulada, na tentativa de enganar os cidadãos”. “Não ofendi, nem insultei a atendente, apenas defendi o direito do consumidor de adquirir os produtos na quantidade adequada às necessidades da consumidora”.

O texto faz referência às campanhas de outros candidatos: “Para resolver problemas, às vezes, com grandes corporações temos que ser firmes e nos colocar no lugar de quem precisa, foi isso que fiz e a própria operadora do caixa, bem como a gerente me agradeceram no final. Como estamos na frente em todas as pesquisas, muitos querem denegrir nosso trabalho, vamos todos ficar atentos.”

No Facebook, a campanha de Russomanno publicou os últimos minutos do vídeo, em que funcionários e o deputado se cumprimentam de forma aparentemente amistosa. Também disponibilizou o vídeo completo da reportagem feita por Russomanno no mercado. Ao chegar à sessão dos iogurtes, após lembrar que uma marca vende um produto similar por R$ 0,79, ele faz uma reflexão entre a dificuldade para comprar porções fracionadas de produtos e a delinquência infantil:

? E essa criança que foi discriminada porque não pode comprar um só produto? Quero saber amanhã o que será dessa criança? Será que essa criança vai se revoltar contra a sociedade porque esse fabricante não teve sensibilidade, responsabilidade social para poder dizer: “Vou cumprir minha parte na sociedade. Não quero que uma pequena criança hoje excluída da sociedade seja o bandido de amanhã”.