Cotidiano

Caiado diz que prisão de Mantega mostra que PT e Dilma controlavam o esquema

BRASÍLIA – O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse nesta quinta-feira que a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega mostra que o esquema na Petrobras era controlado pelo Palácio do Planalto, no governo do PT. Caiado disse ainda que, se Mantega foi detido tendo como uma das premissas o fato de ter sido do conselho da Petrobras, a ex-presidente Dilma Rousseff poderia ser investigada pela Polícia Federal pelo fato de ter comandado o Conselho da estatal na época da compra da refinaria de Pasadena.

? Sempre foi senso comum em Brasília que Mantega apenas cumpria os mandos e desmandos que a presidente Dilma ditava para a política econômica. Faltava autonomia ao ministro para comandar sua própria pasta. Por que imaginar que sua participação do Petrolão seguiu critério diferente? Mantega sempre agiu sob ordens diretas de Dilma, do PT e do Palácio do Planalto ? disse Caiado.

Quanto à ex-presidente Dilma, Caiado questionou:

? Dilma também foi presidente do conselho da empresa, justamente no momento da compra de Pasadena. Se essa for a lógica da investigação, podemos esperar a ex-presidente nas próximas fases da investigação?

O senador ainda destacou a importância do Ministério da Fazenda como órgão técnico e sua relação direta com a confiança do mercado com o Estado brasileiro, lamentando seu envolvimento no esquema.

? A Lava-Jato chegar à prisão do ex-ministro da Fazenda de Dilma só demonstra o tamanho a que chegou essa organização criminosa. O Ministério da Fazenda sempre foi uma pasta comandada por quadros técnicos. Se a orquestração política para fazer o PT se perpetuar no poder chegou até ali, é porque sua capilaridade foi muito maior do que tudo que imaginávamos ? disse Caiado.