Cotidiano

Caiado diz para Lindbergh fazer antidoping e não ficar ?cheirando?

BRASÍLIA – A sessão de julgamento do processo de impeachment foi suspensa devido a troca de ofensas entre senadores. No meio do embate, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), falou para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) fazer um antidoping e não ficar ?cheirando?.

A confusão começou quando a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) falava. Ela afirmou que os senadores não tinham moral para fazer o julgamento da presidente devido às diversas acusações que existem contra vários deles.

? Qual é a moral que vocês tem? ? afirmou Gleisi.

A frase irritou senadores pró-impeachment. Caiado levantou-se e citou indiretamente as acusações contra o ex-ministro Paulo Bernardo sobre fraude em empréstimos consignados.

? Eu não sou ladrão de aposentadoria ? disse Caiado, com o dedo em riste.

Lindbergh interveio chamando o senador do DEM de canalha e citando o senador cassado Demóstenes Torres, que foi aliado de Caiado.

? Demóstenes é que sabe da sua vida ? afirmou o petista.

Caiado ficou ainda mais irritado e atacou Lindbergh.

? Tem que fazer antidoping. Fica aqui cheirando não ? disse Caiado.

A sessão foi suspensa por alguns instantes pelo ministro Ricardo Lewandowski para acalmar os ânimos.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pediu “serenidade”. Ele mesmo reclamou quando assessores de senadores aliados de Dilma estavam atacando senadores como Simone Tebet e Ronaldo Caiado. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, teve que pedir calma a um assessor e entrou na turma que apaziguava os ânimos.

? Minha palavra é na direção da serenidade. Questões de ordem são legítimas, mas antecipam a discussão do mérito. Não temos data a terminar, mas temos etapas a serem vencidas. É preciso serenidade. Temos autoridades sim. Estamos todos instruídos da condição de juízes ? disse Aécio.