Cotidiano

Cai percentual de quem “vive no limite do orçamento”

São Paulo – A maior parte dos brasileiros chega às vésperas do fim de ano sem sobras no orçamento, embora tenha diminuído a quantidade de consumidores que se encontram em situação de aperto. Dados apurados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) revelam que caiu de 82% em outubro para 76% em novembro o percentual de consumidores que “vivem no limite do orçamento”.

De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados terminaram o mês no “zero a zero”, ou seja, até conseguiram pagar as contas, mas nada restou de seus rendimentos e, 33% encerram o mês “no vermelho”, isso quer dizer que eles deixaram de pagar alguma conta por falta de recursos. Os brasileiros que se encontram “no azul” somam 16%.

Com muitos brasileiros ainda vivendo no limite das finanças, 45% dos consumidores planejavam diminuir o nível de gastos durante o mês de novembro, número inferior ao constatado em outubro (51%). Entre os que planejavam cortar despesas, a principal razão é a busca constante por economizar (34%), os preços elevados (28%), o desemprego (26%) e o endividamento (15%).