Cotidiano

Cai número de famílias em pobreza extrema no Paraná

Número de famílias incluídas no Bolsa Família diminui para 405.706

Curitiba – O número de famílias que vivem em extrema pobreza e dependem de benefícios sociais caiu no Paraná. É o que mostra um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgado nesta semana e que traz informações sobre o Suas (Sistema Único de Assistência Social.

De acordo com o levantamento, em 2010 o Paraná tinha 466.607 famílias incluídas no programa Bolsa Família, número que diminui para 405.706 em setembro deste ano.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, diz que a redução é resultado da política de assistência social implantada no Paraná.

“Trabalhamos para que todas as famílias que vivem em extrema pobreza recebam atendimento e consigam, por meio de várias ações e programas, superar dificuldades e alcançar a emancipação”, explica a secretária.

Rede Assistencial

O estudo, desenvolvido em parceria com a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), mostra também que o Paraná tem uma das melhores redes de assistência social do País.

A relação da quantidade de Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) por habitantes coloca o Paraná em primeiro lugar na região Sul, o que significa maior cobertura de atendimento à população.

A população paranaense conta com 156 Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), que fazem o atendimento às pessoas que enfrentam situações como violência, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas de proteção, trabalho infantil, abandono. O número representa 6,6% do total de Creas do País. Na região Sul, o Rio Grande do Sul tem115 Creas e Santa Catarina, 88.