Educação

Cafelândia retoma aulas remotas na próxima segunda-feira

As aulas híbridas serão iniciadas após o feriado do Carnaval

Cafelândia retoma aulas remotas na próxima segunda-feira

A secretaria de Educação e Cultura de Cafelândia, com orientação do Núcleo Regional de Educação de Cascavel e da secretaria do Estado, decidiu o retorno remoto às aulas na próxima segunda-feira (8) e o início das aulas híbridas após o Carnaval, dia 18 de fevereiro. A secretária de Educação e Cultura, professora Rozane Pitol, destacou que o ensino híbrido (presencial e remoto) dependerá da ajuda de cada família cafelandense:

“Estamos montando todo o protocolo sanitário que o momento pede com salas de aulas que respeitem o distanciamento entre as carteiras, o uso de máscara de forma correta por todos (alunos, professores e profissionais), aferição de temperatura na entrada dos estabelecimentos na chegada” e continua: “tudo o que for preciso para manter a segurança dos nossos profissionais e das nossas crianças”.

A secretária também a aponta a importancia do cuidado, apesar do desejo da retomada: “Queremos voltar sim, mas precisamos voltar com segurança. Por isso, em reunião com as diretoras, acordamos que estaremos retomando os trabalhos com os professores neste dia 3 de fevereiro e na próxima semana, dia 8, estaremos iniciando o retorno das aulas remotas, com o envio das atividades para às crianças realizarem em casa”, destacou.

Ainda segundo a secretária, os pais poderão optar pelo retorno presencial da criança à escola ou a permanência dela em casa, realizando às atividades de forma remota: “Ofereceremos todas as condições de segurança e necessárias para esse retorno às escolas, mas não podemos e não vamos obrigar ninguém”.

Por esse motivo a partir do dia 8 de fevereiro os pais serão convocados às escolas para receberem orientações da equipe pedagógica e para que assinem o termo de compromisso e a declaração de intenção em aulas presenciais ou remotas.

A secretária explica que a aula presencial respeitará a lotação máxima de 50% em cada sala de aula: “Se em uma sala de aula, por exemplo, nós tivermos a autorização de 100% dos pais, faremos o escalonamento; 10 alunos participarão presencialmente e os outros 10 de forma remota, sendo que na semana seguinte faremos a inversão e assim atenderemos da mesma forma todas as crianças”, destacou Rozane.

 

Transporte
Em relação ao transporte escolar, neste primeiro momento será feito apenas para os estudantes que residem na área rural. “Estaremos priorizando os alunos da zona rural, devido ao distanciamento mínimo que precisaremos manter entre os passageiros e esses residirem mais longe. Pedimos aos pais que, neste momento, aqueles que conseguirem levar seus filhos da casa para a escola, os que residem na cidade, que assim o façam”, observou a secretária.

 

Cmeis
De acordo com a secretária de Educação, o retorno dos Cmeis (Centros de Educação Infantil) para atendimento de crianças de até três anos não tem retorno previsto ainda, já que essa faixa etária dependem do posicionamento do Estado e de resoluções que ainda não foram estabelecidas por parte do Paraná.

 

Segurança
Para o retorno híbrido, com a ida presencial das crianças nas escolas, o município de Cafelândia está se organizando com cartazes, salas com adesivos indicando o posicionamento das cadeiras e carteiras e ainda com funcionários à disposição para borrifar álcool na entrada e saída das crianças. “Pedimos aos pais e familiares que repassem esses hábitos do distanciamento, o respeito com as marcações, o uso correto da máscara e o uso do álcool nas mãos. Só assim, conseguiremos atingir nossos objetivos”, encerrou a secretária, professora Rozane Pitol.

 

Fonte: Secretaria de Educação de Cafelândia