Cotidiano

Cadeiras autônomas transformam as filas de espera no Japão

cadeirainteligente.jpg

RIO ? A montadora japonesa Nissan está usando a tecnologia desenvolvida em carros autônomos para resolver uma questão bem mais trivial: as filas de espera em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. As cadeiras inteligentes detectam quando as pessoas se levantam e se movem automaticamente, organizando a fila e acabando com o cansaço.

?Serve para qualquer pessoa que espere por horas por um lugar num restaurante lotado: ela elimina o tédio e o cansaço físico de se esperar na fila?, disse a companhia, em comunicado.

Apesar de Tóquio possuir mais de 160 mil restaurantes, as filas nesses estabelecimentos são constantes, porque muitos deles são pequenos, com poucas mesas disponíveis. As cadeiras inteligentes começarão a ser instaladas ainda neste ano, em restaurantes selecionados.

A tecnologia, batizada como Propilot, foi desenvolvida para os carros autônomos. Por meio de sensores, ela identifica obstáculos para prevenir colisões. Nas cadeiras, ela detecta a cadeira seguinte e organiza a fila automaticamente.

Quando a primeira pessoa da fila se levanta, a cadeira vazia se move automaticamente para o fim da fila, e todas as outras se movimentam para ocupar o espaço deixado em aberto. Um vídeo divulgado pela montadora mostra outros possíveis usos para a tecnologia.