Cotidiano

Cadeirantes terão duas academias ao ar livre

Cascavel – Previsto para encerrar somente em 2018, as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) contam uma série de novidades para os cascavelenses. Além da remodelação das avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, da instalação de parquinhos para as crianças e da implantação de parques ambientais, os cadeirantes também serão contemplados. Trata-se da instalação de duas academias ao ar livre para PNE (Pessoas com Necessidades Especiais).

De acordo com o diretor da Seplan (Secretaria de Planejamento), Adir Torme, as academias serão instaladas em dois pontos distintos da cidade. “Uma ficará no Calçadão da Avenida Brasil, onde possui bastante circulação de pessoas, e a outra nas proximidades da Praça do Migrante, na Avenida Tancredo Neves, espaço que muitas pessoas utilizam para a prática de atividades físicas”. Segundo Adir, o investimento nas duas academias é de aproximadamente R$ 35 mil.

Para a secretária da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), Cleodomira Soares dos Santos, a iniciativa é boa, mas faltou a consulta às entidades locais. “Estive lá há poucos dias e com certeza é um benefício e uma inovação. Mas no meu caso, por exemplo, não consegui usar todos os equipamentos. Os aparelhos possuem um padrão e nós, portadores de necessidades especiais, não temos um padrão”.

Segundo ela, muitos deficientes precisarão do auxílio de algum profissional para fazer os exercícios. “Os usuários precisavam ter sido consultados, conforme o que foi pactuado na ONU [Organização das Nações Unidas] para que tivéssemos acesso a tudo, mas que pudéssemos participar das discussões”.