Cotidiano

Cade aprova compra de fatia de 10% da Qatar Airways pela Latam

SANTIAGO (CHILE) – A empresa aérea Latam anunciou, no fim da última terça-feira, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) autorizou que a Qatar Airways compre 10% das ações da companhia formada pela fusão da chilena Lan com a brasileira Tam.

Ainda assim, a Latam anunciou uma reprogramação de um anunciado aumento de capital de mais de US$ 613 milhões destinado a concretizar a operação por meio da emissão de novas ações.

Em julho deste ano, a Qatar anunciou sua entrada no mercado latino-americano com a compra de até 10% da Latam, a maior companhia aérea da região, nascida após a fusão em 2012.

A Qatar Airways tem um importante pacote de ações (somando uma fatia de 15%) na holding IAG, que agrupa as companhias aéreas espanholas Iberia e Vueling, além da britânica British Airways e da irlandesa Aer Lingus.

O acordo com a Qatar presupõe uma importante injeção de recursos para a Latam, que encerrou 2015 com perdas de US$ 219 milhões após queda de 18,8% nas receitas, na esteira da crise econômica e política que afeta o Brasil, seu principal mercado.