Cotidiano

Cadastro positivo valoriza consumidores que honram seus pagamentos

O assunto foi apresentado pelo especialista Nival Martins Junior, durante evento na Acic

Cascavel – Um dos temas mais aguardados do 1º Seminário Regional de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), realizado na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), foi sobre cadastro positivo. O assunto foi apresentado pelo especialista Nival Martins Junior. O evento, o primeiro do gênero no Sul do Brasil, foi organizado pelo SPC Brasil, Faciap, Caciopar e Acic.

Nival ressaltou sobre as virtudes do cadastro positivo, que é uma ferramenta que vem para valorizar os bons pagadores. A cultura dos SPCs, no Brasil, é de manter bancos de dados negativos, ou seja, que cadastra pessoas inadimplentes. Com a ampliação desse recurso, os compradores que honram regularmente com seus pagamentos terão vantagens, e das mais justas, como condições diferenciadas e juros menores.

O especialista também entende o Cadastro Positivo como uma oportunidade de bons negócios não apenas ao consumidor, mas às empresas e ao próprio sistema de Serviço de Proteção ao Crédito. Nival informou que o SPC Brasil trabalha há dois anos para estruturar esse serviço para disponibilizá-lo da melhor forma possível a associações comerciais.

Vantagens

Nival citou vantagens do cadastro positivo, como: permite conhecer o grau de comprometimento atual e futuro e mensurar a capacidade efetiva de pagamento do cliente.

“Esse instrumento permitirá elevar o número de consumidores. As entidades que semearem desde já o cadastro positivo serão vistas ainda mais favoravelmente em pouco tempo”, segundo o especialista no tema.

O cadastro positivo terá alcance em pessoas físicas e empresas. O 1º Seminário Regional de SPC foi destinado exclusivamente a diretores, executivos e colaboradores de associações comerciais.