Cotidiano

Caciopar participa de processo inédito de certificação

A Caciopar dá os primeiros passos de um projeto inédito, desenvolvido pela Faciap e Sebrae e que vai integrar as 12 coordenadorias a um processo de certificação com foco em gestão. A elaboração da metodologia consumiu meses de trabalho e permitirá, assim que todas as fases forem vencidas, dar mais dinâmica e agilidade à atuação das entidades que são o suporte da federação em todas as regiões do Paraná.

Durante a estruturação do método, a Caciopar foi uma das colaboradoras com informações à Faciap e ao Sebrae. Ela, que comemorou 41 anos em abril, é a maior e a mais antiga das 12 coordenadorias que representam associações comerciais segundo divisões geográficas específicas no Estado. A Caciopar é a porta-voz de 46 Aces do Oeste. A primeira etapa é a do diagnóstico, que apura sobre como os procedimentos são realizados atualmente, bem como seus encaminhamentos e resultados.

O apoio para a implantação da metodologia de gestão na Caciopar é responsabilidade da consultora Iraci Mataczinski, que há anos percorre a região para disseminar projetos, parcerias e ações da Federação. A certificação vai funcionar como se fosse um manual, que aponta a melhor forma para potencializar os resultados de uma determinada ação, diz a gerente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosane Schulz Ferreira. “Com a padronização, todas as coordenadorias agirão de forma semelhante e isso trará avanços a todo o sistema”, concorda Iraci.

Eixos

Os eixos do método em início de implantação são os seguintes: desenvolvimento local, cultura associativista, gestão e serviços. Com a criação e constante atualização de indicadores e com regras a processos internos, a atuação das coordenadorias será ainda mais profissional, com ganhos ao associativismo, entende o presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira. A previsão é que a certificação ocorra ainda no fim de 2017. As coordenadorias vão passar por auditoria anual para recertificação.