Cotidiano

Caciopar lamenta a morte do seu fundador

Coordenadoria foi criada em abril de 1976, quando o empresário presidia a Acic de Cascavel

Cascavel – A Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, emitiu nota ontem lamentando a morte do seu fundador, Hylo Francisco Bresolin, no último sábado, em Cascavel, aos 85 anos. O empresário natural de Espumoso, interior do Rio Grande do Sul, chegou à região há mais de 50 anos e gradualmente passou a se envolver com as coisas da sua comunidade.

Hylo passaria a se destacar como grande líder a partir da Acic, em Cascavel. Lá, chegou à presidência no ano de 1975 e em abril de 1976, na comemoração dos 15 anos da associação comercial, sugeriu a criação de uma entidade que pudesse dar ainda mais força à voz do empresariado regional. Com o suporte das seis associações comerciais da época (hoje a Coordenadoria representa 46), surgiu a Caciopar.

O papel dela, de acordo com o próprio Hylo, seria de unir forças, de priorizar ações e de trabalhar para que grandes projetos e ações, principalmente com foco estrutural, pudessem contemplar a região. Homem de grande visão, Hylo era dentista de formação e se destacou também pela generosidade de suas ações. Ele, ao lado de outros líderes, fundou o Cemic, entidade assistencial que dá oportunidade de futuro digno a crianças e a adolescentes.

Hylo deixou um grande legado às pessoas que o conheceram. Sempre com um sorriso nos lábios, era especialista em encher o coração e a atitude dos outros de coragem e motivação. Como poucos, sabia entender as lições das dificuldades e jamais se deixava abater. Confiava na essência do ser humano, no poder transformador do amor e na força do trabalho e da junção de objetivos.

O associativismo empresarial sempre contou com o afeto, a determinação e o talento de Hylo Bresolin. Tanto que há quatro anos, a Caciopar, como forma de retribuição e de reconhecimento, criou na gestão do então presidente Khaled Nakka, a comenda que levaria o nome do fundador da Coordenadoria. Hylo, mesmo fragilizado pela enfermidade que o acometeu, participou da cerimônia de entrega da primeira das comendas com a alegria e o entusiasmo dos puros.

Legado ficará

A Caciopar e todos que dela fazem parte têm muito a agradecer ao homem, ao empresário e ao cidadão exemplar. O legado de Hylo permanecerá para sempre como um norte para a Coordenadoria que ele tão carinhosamente criou, diz o atual presidente Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.

Acic diz que Hylo deixa grande legado

Diretores, ex-presidentes, associados e colaboradores da Acic lamentam a morte, no último sábado, do empresário, odontólogo e filantropo Hylo Bresolin. Hylo foi um líder de grande valor, homem de coração puro e que deixou marcas profundas por onde passou. Ele foi presidente da Acic na gestão de 1975/1976 e deixou como legado grandes realizações ao movimento associativista.

Hylo foi um dos fundadores do Cemic, entidade que contribuiu para acolher e para melhorar a perspectiva de futuro de mais de 17 mil crianças e adolescentes. Homem de palavras sábias e doces, ele nos deu grandes exemplos de amor, de altruísmo e de dedicação ao próximo, diz presidente Alci Rotta Júnior.

A Acic se orgulha de ter em seus quadrados pessoas tão nobres e que cultivam sentimentos tão engrandecedores, diz Alci. Hylo cumpriu o seu dever e deixou a cada um de nós, pessoas com quem ele conviveu, o exemplo da humildade, da perseverança e de forte crença na transformação da região e do País pelo bem e pelo amor.