Cotidiano

Cabral segue para aeroporto com destino à PF de Curitiba

RIO – Sérgio Cabral já deixou na manhã deste sábado o Complexo de Bangu para ser transferido para a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Um comboio de caminhonetes da PF seguem neste momento com destino à Base Aérea do Galeão e deve chegar à capital paranaense no início da tarde. Cabral vai dividir cela com outros três presos.

O ex-governador, que está preso desde o último dia 17 acusado de liderar um esquema criminoso que desviou ao menos R$ 224 milhões em contratos de obras com empreiteiras, teve sua transferência determinada nesta sexta-feira pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Sua prisão ocorreu no âmbito da Operação Calicute, da PF e Ministério Público Federal, que apura desvios de R$ 220 milhões em obras do governo estadual. Além de Cabral, mais dez pessoas foram presas no dia da operação. A advogada Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi presa.

A operação Calicute é um desdobramento da Lava Jato que é conduzida por procuradores de Curitiba. De acordo com as investigações, Cabral era o cabeça do esquema de corrupção e pagamento de propina, que envolvia obras da Andrade Gutierrez.

A Polícia Federal concluiu no dia (30) o inquérito relativo à 1º fase da Operação Calicute. As investigações resultaram em 16 pessoas indiciadas pelos delegados federais que conduziram o procedimento por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro. Serão instaurados ainda outros inquéritos policiais para aprofundamento de novas vertentes da investigação. Entre os indiciados estão o ex-governador Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo.