Cotidiano

Cabral estuda acordo de delação para ter pena reduzida

36291862_GG Exclusivo Rio de Janeiro RJ 23-07-2009 sergio cabral e eike batista que doou 13 milhõ.pngBRASÍLIA ? Após a Operação Eficiência e a prisão preventiva decretada do empresário Eike Batista, o ex-governador Sérgio Cabral estuda negociar um acordo de delação premiada como forma de diminuir o tempo que ficará preso. Fontes ligadas a Cabral, ouvidas pelo GLOBO sob a condição de anonimato, disseram que essa negociação pode começar em breve, aproveitando que o empresário é considerado foragido da Polícia Federal.

Com Eike na mira da PF, Sérgio Cabral ganharia espaço para negociar uma delação segundo essas fontes. O empresário também é visto pelos investigadores como um possível colaborador, já que ele poderia delatar todo o esquema de corrupção envolvendo Cabral e outros políticos. Com isso, poderia evitar ser preso.

Para servidores que participal das investigações, Eike e Cabral terão que disputar a prioridade para fechar um acordo e receber os benefícios. Segundo esses servidores, há apenas espaço para uma mega delação nesse caso, porque é preciso a punição de pelo menos um dos maiores beneficiados pelo esquema de corrupção

Eike pode estar em desvantagem por ser considerado um foragido da Justiça. Poucos dias antes da Operação Eficiência, ele viajou para o exterior. Segundo a defesa do empresário, ele estaria em Nova York numa viagem de negócios. O empresário já é procurado pela Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal. Como ele embarcou com o passaporte alemão, a PF trabalha com a hipótese de fuga e não há expectativa que ele se entregue rapidamente.

Enquanto o empresário refugia-se no exterior, o ex-governador tem outra realidade: a prisão. Cabral está no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, há mais de dois meses, o que teria pesado na decisão dele de cogitar uma delação premiada. Há dúvida, porém, se a força-tarefa aceitaria sua colaboração.

US$ 100 MILHÕES

A fase da Lava-Jato deflagrada na quinta-feira foi viabilizada com informações conseguidas pelos investigadores por meio delação premiada de outros envolvidos no esquema. A operação Eficiência apura a lavagem de dinheiro e ocultação no exterior de US$ 100 milhões.

Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal estão atrás de mais dinheiro depositado fora do país em benefício do ex-governador do Rio Sérgio Cabral ou de algum laranja.