Cotidiano

Cabral depõe por videoconferência em ação que apura uso irregular de helicópteros do estado

INFOCHPDPICT000063256116RIO – O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) vai ser ouvido nesta terça-feira, por videoconferência, na audiência da Ação Popular que apura se houve excessos no uso de helicópteros durante o seu mandato no Palácio Guanabara. A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo será ouvida como testemunha, também por videoconferência. As demais testemunhas serão ouvidas pessoalmente.

A audiência será conduzida do Tribunal de Justiça do Rio pela juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 8º Vara de Fazenda Pública, que tem como autor o procurador aposentado Cosmo Ferreira. A ação é de 2013 e o autor pede o ressarcimento ao erário dos recursos gastos por Cabral com voos irregulares.

A magistrada deferiu também os depoimentps de pilotos e co-pilotos que serviam ao governo do estado durante os dois mandatos de Cabral. Dois coronéis da Polícia Militar serão ouvidos na ação.

O ex-governador está preso em Bangu 8 desde novembro, quando foi deflagrada a Operação Calicute. Já Adriana Ancelmo foi presa em dezembro. Ela está na ala feminina de Bangu 8.