Cotidiano

Cabeçadas no futebol podem levar à demência precoce

cristiano.jpg

RIO ? Jogadores de futebol podem não ser exatamente um modelo de saúde. A prática do esporte pode provocar danos cerebrais tão sérios como os vistos no boxe, levando os atletas à morte precoce. Esta é a conclusão de um novo estudo da Universidade College London (UCL), que analisou como anos de cabeçada na bola levariam ao mesmo tipo de dano progressivo observado em lutadores peso pesados.

demencia

Os pesquisadores pediram um estudo ?urgente? para determinar se os repetidos impactos das cabeçadas provocariam demência também entre atletas amadores.

Os cientistas realizaram exames post-mortem do cérebro de cinco jogadores profissionais e um amador que praticaram o esporte por, em média, 26 anos. Em todos os casos foram encontradas evidências de encefalopatia traumática crônica (CTE), que pode ser causada por ataques repetidos à cabeça. Esta condição é conhecida por conduzir à demência. A taxa de CTE observada nestes atletas foi 12% maior do que a encontrada na média da população.

Na maioria das vezes, os jogadores desenvolveram demência na faixa dos 60 anos de idade, dez anos mais cedo do que a maioria das pessoas afligidas pela doença incurável.

? Estes jogadores têm a mesma patologia dos boxeadores ? alerta Helen Ling, autora chefe do estudo da UCL. ? É urgente avaliar como ocorre a demência entre jogadores de futebol aposentados. Se o risco for maior do que na população normal, então precisaremos pensar em estratégias preventivas.

Neurologista do Royal Free Hospital, Huw Morris assinala que os jogadores podem não só estar prejudicando seus cérebros com cabeçadas, mas também através das rápidas desacelerações durante as partidas e pelo impactos com outros atletas.

? Ainda não sabemos a extensão do problema ? admite. ? Precisaremos de mais pesquisas.