Cotidiano

Bye Denny

Ele ganhou notoriedade com o trabalho de cabeleireiro no salão By Denny, nome pelo qual carinhosamente era identificado. A história de Josenildo Gonçalves da Silva começou em Recife – Pernambuco. Filho de Anita e Sebastião ele teve nove irmãos.

Os pais deixaram o nordeste para conseguir uma vida melhor em São Paulo e aos poucos trouxeram os filhos para a capital paulista. Foi na década de 80 que a família chegou a Cascavel e Denny construiu a carreira.

Antes mesmo de iniciar os trabalhos no salão, ele arriscou um empreendimento um tanto inusitado na época e abriu um bar para o público gay que, no entanto, não funcionou por muito tempo.

Denny superou o preconceito, muito maior há 20 anos e conquistou o respeito de homens e mulheres na cidade.

“O preconceito, na realidade, nunca vai deixar de existir, só está mais caro. E, pior que preconceito é você não exigir sua posição na sociedade. A partir do momento que qualquer pessoa consegue se sobressair socialmente, acabou-se o preconceito. Ou você já viu alguém discriminar um negro quando ele é rico?”, questionou ele em entrevista publicada na Revista Aldeia, em 2009.

Entre os melhores

Denny se manteve sempre entre os melhores profissionais do seu segmento de trabalho e o salão equipado na Rua Rio Grande do Sul foi referência em Cascavel.

Da família, permanece em Cascavel apenas a irmã Josenita Gonçalves da Silva que sempre esteve ao seu lado. “Por algum tempo trabalhei como recepcionista do salão”, lembra.

Ela descreve o irmão com carinho e reconhece o excelente profissional que se tornou. “Foi cabeleireiro por mais de 20 anos e tinha paixão pelo que fazia. Era uma pessoa de um coração enorme e sempre ajudava a todos”, lembra.

Momentos

Denny fez parte de momentos especiais de muitas clientes com a produção dos penteados e maquiagem para festas, formaturas e casamentos com apoio de sua equipe. Também inovou com curso de corte e costura e chegou a lançar uma marca que recebeu o nome da mãe.

Em decorrência de complicações do HIV, Denny faleceu no dia 18 de fevereiro. O sepultamento ocorreu no cemitério Cristo Redentor no Bairro Guarujá.