Cotidiano

Butantan fecha parceria e prevê testes de vacina contra zika em 2017

SÃO PAULO – O Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento de uma vacina contra o víruz zika, receberá um aporte de 3 milhões de dólares de um órgão do Ministério da Saúde dos Estados Unidos. O financiamento tem como objetivo a expansão da capacidade de pesquisa e produção de vacinas para o zika no Brasil.

O repasse se dará por meio de acordo entre a Barda, sigla em inglês para Autoridade Biomédica de Desenvolvimento e Pesquisa Avançada, órgão do Ministério da Saúde norte-americano. Os recursos serão investidos em equipamentos e insumos para o desenvolvimento contra a doença. Além disso, o acordo prevê cooperação entre os especialistas em vacinas da Barda e os pesquisadores do Instituto Butantan. De acordo com o Instituto Butantan, a expectativa é de que a vacina esteja disponível para testes em humanos já no primeiro semestre de 2017.

O Instituto Butantan já trabalha em um tipo de vacina, com o vírus inativado. Segundo Jorge Kalil, diretor do instituto, esse tipo de vacina tem desenvolvimento científico e tecnológico mais rápidos. Como o vírus está inativado na vacina, ou seja, não tem capacidade de infecção, sua aprovação pelos órgãos reguladores, como a Anvisa, também é facilitado. Atualmente, após trabalharem no processo de cultura, rendimento, purificação e inativação do vírus em laboratório, os pesquisadores trabalham no estágio de imunização do vírus inativado em roedores. A partir de agora, a pesquisa terá como foco testes de toxidade do produto em animais e análise de uma área industrial para sua produção.