Saúde

Butantan começa a distribuição do segundo lote de vacinas

De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 900 mil doses foram liberadas, após nova autorização da Anvisa

Butantan começa a distribuição do segundo lote de vacinas

São Paulo – O Instituto Butantan iniciou nessa sexta-feira a distribuição do segundo lote de vacinas contra o coronavírus para o Ministério da Saúde. De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 900 mil doses foram liberadas, após nova autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial do imunizante dada horas antes.

Desse total, 200 mil doses foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo. Outras 700 mil vão para a central de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

As demais doses envasadas, rotuladas e embaladas no Butantan a partir de matéria-prima enviada da China serão liberadas tão logo passem pela inspeção de controle de qualidade do instituto.

Com o novo registro emergencial concedido pela Anvisa nessa sexta-feira, o Butantan não precisa de nova autorização da Anvisa para uso das 35,2 milhões de unidades que serão envasadas em São Paulo a partir de insumos vindos da China. O instituto aguarda aval do governo chinês para receber 5.400 litros em insumos a granel nas próximas semanas.

No último domingo (17), o Butantan distribuiu 6 milhões de doses da vacina desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science. São essas que foram entregues aos estados e já estão sendo usadas nos municípios.

Com a segunda remessa, agora são 6,9 milhões de um total de 8,7 milhões de doses estabelecidas em cronograma firmado com o Ministério da Saúde para entrega até 31 de janeiro. Até abril, o Butantan entregará 46 milhões de vacinas contra o coronavírus para todo o País.

 

Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar neste sábado

Além da distribuição de mais doses da Coronavac, os 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca contra a covid-19 que chegaram da Índia no fim da tarde dessa sexta serão distribuídas aos estados a partir da tarde deste sábado (23). O Paraná deve receber 100 mil doses.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a Força Aérea Brasileira está à disposição para agilizar a distribuição da vacina pelo País.

De acordo com a Fiocruz, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

A previsão é de que esse processo seja realizado até a manhã deste sábado, por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde. “Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.