Cotidiano

Buscas do avião desaparecido da Malásia Airlines serão suspensas

201607220630138959_AFP.jpgKUALA LUMPUR ? As buscas do voo 370 da Malaysia Airlines serão suspensas depois de mais de dois anos, assim que os trabalhos na atual área de exploração forem concluídos, no Oceano Índico, anunciou nesta sexta-feira os três países que participam das operações. A decisão pode pôr fim a todas as esperanças de resolver um dos maiores mistérios da aviação.

Alguns familiares dos 239 passageiros e tripulantes a bordo do avião expressaram insatisfação com a decisão do que já é a busca mais cara da História da aviação, com um custo de 135 milhões de dólares.

?Ante a ausência de novas provas, a Malásia, Austrália e China decidiram de forma conjunta suspender a busca ao completar a área de exploração de 120 mil quilômetros quadrados?, disse o ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, depois de uma reunião com os ministros chinês e australiano.

Faltam menos de 10 mil quilômetros para terminar o trabalho na área. Em um comunicado lido por Liow, os três ministros admitiram que ?a probabilidade de encontrar a avião está diminuindo?. A operação poderia ter retomada, disseram eles, mas apenas se aparecerem novas evidências.

?A não ser que ocorra a descoberta de uma nova prova crível até o fim das operações em andamento, a busca será suspensa, acrescentaram os ministros dos três países?.

Enquanto Liow e seus colegas participavam da entrevista coletiva, representantes das famílias dos passageiros protestaram no edifício com cartazes pedindo às autoridades que continuem tentando.

?Encontrem o avião, aliviem a nossa dor?, dizia uma faixa.

Os ministros acrescentaram em um comunicado que a suspensão não significa o fim das operações de busca, e reiteraram que a aspiração de localizar o MH370 não foi abandonada.

O Boeing 777 desapareceu há mais de dois anos quando ia de Kuala Lumpur para Pequim. Acredita-se que caiu no Oceano Índico a oeste da Austrália, onde estão concentrados os esforços de busca. Muito do que aconteceu com o avião permanece um mistério, embora o governo da Malásia tenha concluído que o avião mudou de rota deliberadamente antes de cair.