Cotidiano

Busca pelo avião da EgyptAir se intensifica no segundo dia

CAIRO – A busca pelo avião da EgyptAir se intensificou nesta sexta-feira, um dia depois do Airbus A320 ter desaparecido sobre o Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo. O Egito lidera os esforços internacionais para encontrar destroços da aeronave em uma operação perto da da ilha grega de Karpathos, com apoio da França, Grécia e Turquia. A marinha americana enviou uma aeronave P-3 Orion de vigilância marítima partir de uma base na Sicília.

O avião levava 56 passageiros e 10 membros da tripulação quando deixou o aeroporto Charles de Gaulle de Paris rumo ao Cairo na noite de quarta-feira. O Airbus A320 desapareceu no início da quinta-feira enquanto voava para o Cairo. O voo deveria durar cerca de três horas e meia.

autoridades disseram que o avião provavelmente caiu no mar, mas a causa da queda ainda não está está esclarecida. O tempo estava bom no momento em que a aeronave caiu.

? O avião desviou e, em seguida, mergulhou antes de descer para o Mediterrâneo ? disse o ministro da Defesa de Grécia, Panos Kammenos.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, afirmou nesta sexta-feira que não há a mínima indicação sobre as causas da queda do avião da EgyptAir, depois que as autoridades egípcias não terem descartado a hipótese de atentado.

? Estão sendo examinadas todas as hipóteses, mas não se privilegia nenhuma, porque não temos mais a mínima indicação sobre as causas ? disse Ayrault ao canal France 2.

O ministro acrescentou que organizará no sábado uma reunião entre as famílias dos passageiros e representantes do Estado francês para dar o máximo de informação com toda a transparência.

Segundo o ministro da Aviação do Egito, Sherif Fathy, um ato terrorista é mais provável do que falha técnica. Destroços que poderiam ser do Airbus A320 foram encontrados perto da ilha grega de Creta, e a companhia e a chancelaria egípcia afirmaram ter achado pedaços da aeronave no mar. No entanto, voltaram atrás após a Grécia negar que as partes se tratassem de destroços compatíveis com os da companhia.

De acordo com a TV estatal da Grécia, pedaços de plástico foram achados no Sul do Mediterrâneo, além de dois coletes salva-vidas que pareciam ser de um avião.

? Se analisar a situação adequadamente a possibilidade de um ataque terrorista é maior do que a possibilidade de ter um (problema) técnico ? disse Fathy a repórteres.

Ao confirmar a queda, o presidente francês, François Hollande, insistiu que não se deve excluir nenhuma hipótese, incluindo terrorismo, e disse que a França está em contato com as autoridades gregas e egípcias para enviar aviões e navios para participar dos esforços de busca.

?Nós temos que ter certeza de que sabemos tudo sobre as causas do que aconteceu. Não está excluída nenhuma hipótese ? afirmou o presidente.

Na mesma linha, o primeiro-ministro do Egito, Sherif Ismail, disse que é muito cedo para descartar qualquer motivação. Quando perguntado se poderia descartar uma ação terrorista por trás do incidente, ele respondeu:

? Não podemos excluir ou confirmar nada neste momento. Todas as operações de busca devem ser concluídas para que possamos saber a causa. As operações de busca estão em curso neste momento para localizar o avião na zona onde se acredita que teria perdido o contato ? disse Ismail no aeroporto do Cairo.

Em uma entrevista coletiva, o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, explicou que o Airbus mudou de rota abruptamente, fazendo primeiro um giro de 90º à esquerda e depois 360º à direita, e depois perdeu altitude.

O vice-presidente da companhia aérea, Ahmed Adel, confirmou à CNN durante a tarde que destroços achados mais cedo são da aeronave. A empresa não confirmou o local exato da descoberta (Adel estimou que fosse a cerca de 280 quilômetros da costa egípcia, perto da ilha grega de Cárpatos), mas afirmou que o avião não enviou sinal de alerta durante o voo.

Depois, num comunicado, a EgyptAir afirmou que o Ministério das Relações Exteriores do Egito também confirmou a descoberta dos destroços. As famílias foram informadas, disse a companhia.

O presidente do Comitê grego de Segurança, Athanassios Binos, disse à agência France Presse que os destroços encontrados na região próxima ao suposto local onde caiu o avião da Egyptair “até agora não são de um avião”.

? Sobre a base de dados geográficos disponíveis, falamos dos mesmos desafios, até agora não estamos a par da descoberta de outros destroços.

A empresa posteriormente voltou atras na declaração, afirmando que Adel havia se equivocado ao dizer ter certeza da descoberta.

Há relatos de que um capitão teria visto uma bola de fogo no céu cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha grega. Além disso, imagens supostamente gravadas no local do desaparecimento mostram possíveis destroços do avião da Egyptair na quinta-feira.