Cotidiano

Busca e apreensão é tentativa de desviar o foco, diz advogado do PT

SÃO PAULO – O advogado do PT, Luís José Bueno de Aguiar, afirmou não ver razão para a realização de busca e apreensão no diretório nacional do partido, realizada nesta quinta-feira como parte da Operação Custo Brasil, e classificou a ação como uma tentativa de “desviar o foco de outras coisas”.

Questionado sobre qual seria esse desvio de foco, ele respondeu:

– De investigações óbvias que estão sendo feitas de conhecimento do país inteiro e que não envolvem o PT. Não há que mencionar nenhuma, são todas de conhecimento público.

Bueno de Aguiar acompanhou durante todo o tempo as buscas realizadas na sede do partido nesta manhã. Ele disse não ver razão para a realização da ação, já que todos os documentos recolhidos existem oficialmente, e, segundo ele, poderiam ter sido obtidos de outra forma.

– Não vejo razão para essa mídia, o pessoal armado até os dentes. Acho que faz parte do espetáculo midiático.

A busca se limitou à parte contábil do partido. A sala do presidente da sigla, Rui Falcão, não foi acessada pelos agentes. Foram recolhidos documentos e quatro computadores.

O advogado disse que são dois inquéritos policiais de 2015 e um processo da 6ª Vara de São Paulo deste ano e que está tentando ter acesso aos autos para saber do que se tratam.