Cotidiano

Buracos no viaduto

Inaugurado há pouco mais de três meses, o viaduto sobre a BR-277 e que liga os bairros Pacaembu e Presidente, em Cascavel, está gerando reclamações. É que a via que dá acesso ao viaduto está esburacada, o que causa transtorno para os motoristas. Não é só isso, moradores da região reclamam também da falta de iluminação e do trânsito perigoso no local.

“Falta nivelamento do viaduto com o asfalto que já existe, a iluminação pública não funciona, e os buracos nem se fala”, diz Fábio Lima, morador da região. A reclamação dele é sobre um grande buraco no fim do viaduto no Jardim Itália, além da falta de recape na via de acesso ao viaduto. Para ele, o buraco representa riscos já que muitos motoristas trafegam em alta velocidade.

Thaís Antunes reclama a falta de ligação das alças de acesso à BR-277 e questiona a funcionalidade do componente viário. “Esse viaduto não serve pra nada, o tráfego além de lento, é perigoso, e o ‘Trevo da Portal’ continua lotado”, comenta. “Essa obra, além de ter todos esses defeitos, custou muito mais caro e atrasou um monte, e agora o principal uso que seria as alças para gente nem estão prontas”, completa.

Investimento

A obra que fez parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) custou pouco mais de R$ 6,4 milhões, está localizada entre as Ruas Olindo Periolo (Bairro Pacaembu) e Áustria (Bairro Presidente) e prometia melhorar o trânsito na região.O viaduto foi executado pela Legnet Engenharia Ltda e com aditivos custou quase R$ 440 mil a mais que o previsto e demorou cerca de um ano e quatro meses para ser concluída. O projeto inicial tinha prazo de nove meses para a conclusão.

Tapa-buraco

A Secretaria de Obras Pública informa que foi feita a manutenção na iluminação pública há poucos dias nesta região e a operação “tapa-buracos” passou no local há cerca de um mês. A equipe da secretaria irá novamente à localidade para verificar a situação e tomará as medidas necessárias a fim de resolver os problemas citados. O recapeamento não estava no orçamento deste ano e serão realizados estudos para verificar a viabilidade de realizar o recape no trecho futuramente.

A construção das alças de acesso à rodovia BR-277 dependem de autorização da concessionária EcoCataratas e não houve essa negociação quando da concepção do projeto do viaduto. E a Secretaria de Obras ainda informa que a gestão atual está em tratativas com a concessionária com o objetivo de viabilizar esses acessos.